22/01/2009

O blog da vovó Neuza


Neuza Guerreiro de Carvalho tem 78 anos. Fez faculdade na época que Biologia chamava-se História Natural. Formou-se em 1951. Hoje, viúva há 8 anos, mãe dois filhos e quatro netos, dedica-se a atividade de resgate de memória da cidade São Paulo e publica suas pesquisas informais em um blog.

Fala com desenvoltura sobre o Google, Photoshop, Page Maker e pen drives. Foi iniciada na tecnologia quando cuidava da mãe doente, há cerca de dois anos, pelo filho que a ensinou a postar seus textos no blog. Aprendeu mexendo, fez cursos e parece não se intimidar com a tecnologia. "Quis aprender, porque queria me sentir gente. Queria entender do que meus filhos estavam falando", justifica.

Trabalha por conta própria no que chama de três vertentes da cidade: arte, literatura e música. Para isso, faz cursos de apreciação musical, história da arte no Brasil, arte e ciência e cinema. Todos na USP: alguns para terceira idade, outros como ouvinte na graduação. Já foi convidada para trabalhar como estagiária na Estação Pinacoteca (Fundação Nemirowsky) e atualmente ministra oficinas sobre resgate de memória para idosos no Museu da Língua Portuguesa.

Por cada lugar que passa, Dona Neuza faz uma intensa e pesquisa e o resultado posta em seu blog. "Já que eu faço, quem não conhece, fica conhecendo", revela. Em seu espaço na internet, a senhora coloca todos os tipos de textos: pesquisas feitas sobre monumentos da cidade com fotos, dicas sobre lugares interessantes (e baratos) para ir e, sua última investida, é postar os textos que ficam guardados na estante de sua casa: uma retrospectiva de sua vida, desde o dia que nasceu até hoje. A cada começo de ano, Vovó Neuza (como é conhecida na blogosfera) termina o capítulo do ano que se passou.

(Da reportagem "Vovó Blogueira", de Rachel Sterman, para a revista Época)

Veja o blog da Vovó Neuza aqui.

Nenhum comentário: