06/04/2009

Publicidade de alimentos: empresas usam sites para burlar restrições e atingir o público infantil

.

A Consumers International (CI) divulgou relatório que mostra que multinacionais de alimentação e bebidas utilizam sites para estimular o consumo de alimentos não saudáveis para crianças.
.
Como a publicidade infantil desses produtos na mídia tradicional tem sido restringida em diversos países do mundo, empresas como Kellogg's, KFC, McDonald's e Nestlé estão usando a internet como alternativa para continuar expondo crianças às campanhas de marketing.
.
Jogos interativos, clubes de internet e sites ao estilo do MySpace são alguns dos recursos utilizados para atrair as crianças para a exposição à publicidade. Mensagens direcionadas aos pais alegam que os jogos online têm caráter “educativo” e que os sites são “seguros”.
.
Os acordos estabelecidos entre organizações internacionais e empresas têm sido aplicados nos meios tradicionais de publicidade na Europa e nos EUA. No entanto, em muitos países, as crianças têm passado mais tempo na internet do que em frente à televisão. Diversas multinacionais, tendo em vista esses dados, estão burlando os acordos ao investir nos meios online.
.
Fontes: revista Essência Vita e Mercado Ético.

.

Nenhum comentário: